quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Nova decoração de Natal do Farol Shopping já foi inaugurada e é linda



Quem puder ir no Farol Shopping vai se arrepiar com o tamanho da principal árvore de natal na decoração fantástica que está no hall de entrada.
Sempre um doende, ou uma amiga do Papai Noel vai estar lá pra ajudar a mostrar a atração totalmente gratuita, e com diversas coisinhas legais com interatividade para as crianças de todas as idades, mas os grandões que já se esqueceram a infancia também vão ser tocados pela magia do natal se forem com o espirito desarmado afim de absorver as mensagens que do lado de fora do shopping estão estendidas em tamanho gigante.
Pelo visto, a direção preferiu não focar no aniversário de 12 anos, para se ater ao que mundialmente comemoramos todos os anos, o nascimento do menino Jesus, ah, na decoração também estão presentes João, Maria e o Menino Jesus, em duas Lindas esculturas de tamanho real...
Aproveite a visita a Tubarão, ou indo e vindo na região e venha ver o que estamos falando, vai ser uma experiencia emocionante.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Novo Governador é assediado pelos velhos Caciques e Cabideiros de Plantão e Papagaios de Pirata

Não precisa usar nenhum detetive ou espião, está ali nas redes sociais, o grande número de cacique s de outros partidos e cabideiros, é aqueles mamadores de tetas, cargos de sempre tirando selfies e fotos com o novo Governador.
Isso tudo é um grande assédio, afim de serem lembrados, e tentarem uma sobrevida, um pedacinho do bolo dos novos donos do poder
Esperamos que a resposta do povo nas urnas seja fielmente seguida, tanto pelo presidente como pelo governador, porque os que os elegeram, que foram todos nos, não vão aceitar se os políticos continuarem com as velhas formas de fazer politica e barganhar com trocas imundas o poder.
E não só foram os políticos, vários jornalistas se fizeram de papagaio de pirata, não entendo porque mas para mostrar ou serem lembrados na hora da chegada da midia, será... Não todos, teve gente também por convicção, pois foi uma eleição completamente diferente de todas... Aja vista os resultados como o do nosso Governador, o Militar bombeiro Moisés que foi eleito pela votação história, a maior de todos os tempos.

CDL tem idéias pouco criativas, e natal pode ter o repeteco das mesmas atrações que o consumidor já esta cansado...

È claro que reciclar é um ótimo negócio, e isso, é de se aplaudir, mas a decoração de natal tem que ser mais que objetos repetidos anualmente, tem que surpreender e atrair o interesse...
Natal sem Papai Noel não existe, sem decoração também não, e sem luz, musica e muitos sorrisos é impossível.
Acontece que já algum tempo a diretoria parece estar engessada, repetindo as mesmas coisas, como se fosse a fórmula deste momento, ou como se basta fazer qualquer coisa que o movimento está garantido.
mas hoje com a concorrencia on line, as praias, e o público com retração de consumo, o natal precisa ser mais chamativo e estimulante, o que acredito eu, só um novo grupo ou cabeças pensantes poderiam fazer.
Enquanto a CDL tiver a mesma metodologia engessada para se abrir para novas idéias, a coisa vai ficar assim como está... E se os comerciantes não acordarem as vendas, vai ficar cada vez mais difíceis... Quando a atual diretoria da CDL vai acordar? Já fizeram a pior campanha de vendas que eu conheço, chegando o cumulo de dar jantares e 250 em crédito para os sorteados, parecendo sorteio de lojinhas de bairro... de comunidade pequena.. Não de uma cidade polo comercial como Tubarão...

domingo, 28 de outubro de 2018

Alunos do curso de Jornalismo da Unisul fazem cobertura das eleições on line

Alunos do curso de Jornalismo da Unisul campus de Tubarão, relizaram no domingo uma cobertura em video do segundo turno das eleições totalmente direcionado para as redes sociais, principalmente facebook, com apoio da coordenação que disponiblizou alguns recursos, e com material e equipamentos dos comuns com o smatphones dos proprios alunos e nos locais que cada um morava, na região da amurel.

De uma olhada: Cobertura dos alunos da Unisul

Por que muitos comemoram o resultado desta eleição como se fosse título de Copa do Mundo?


Pela primeira vez desde as 8 eleições brasileiras em que o pais retornou de fato ao sistema democrático onde as pessoas votam diretamente em seu presidente, governador, senadores, prefeitos e deputados o povo foi pra rua pra comemorar o resultado das eleições, lembrando o clima de copa de mundo, coisa que o brasileiro nato, tem no coração ou teve a muito tempo. 
Mas o que significa isso?... será que o PT durante 20 anos transformou o amor em dor? O que povo está comomorando é o fim da era PT, que significou muita coisa positiva, como o acesso dos menos favorecidos as Universidades, dos mais pobres a viagens de avião, roupas bonitas, carros, casa e outras coisas mas por outro lado fez sofrer o fiel da balança nas eleições e tomadas de poder desde os tempos mais remotos até hoje: a classe média, que é aquela que emrpega, que cuida dos pequinos negócios, que realmente faz girar a economia mais proxima das pessoas, a economia dos pequenos e médios empresários.
A festa foi, sim, um desabafo da classe que estuda, que rala, que paga os impostos corretamente e não foge do trabalho, nem vive de bolsas, nem de desculpas.
A festa foi uma despedida de uma era, e entrada em outra, cheia de expectativas, e se elas não forem supridas, coitado daqueles que, hj estão sendo recebidos com anseios de uma nação melhor e um pais mais justo pra quem vai produzir, e por consequência o resta da População.
Bem vindo aos novos Governos e que para governar não cometam o mesmos erros dos antecessores, nem novos erros:
Que governem para o povo, para a nação, sem conchavos, trocas e barganhas. Com mais seriedade.
Que Deus, abençoe e lembem sempre que toda esse apoio popular, pode, ,se fizerem algo errado, virar contra vcs..O povo pode ficar frustrado demais se o discurso não for igual a prática dessa vez.





sábado, 27 de outubro de 2018

Prefessor que divide alunos em bons e maus... Erra... e muito...

Já ouviram dizer que o tal aluno gosta do professor y, ou x?
Ou que professor trata melhor alunos a do que b?
Ou professor da nota diferente para trabalhos muito semelhantes, onde o critério a animosidade?
Pois isto não acontece só nas escolas públicas, ou do interior, ou no 1 ou 2 graus, é algo comum também nas Universidade
Hoje ainda mais, nas faculdades onde os alunos parecem muito mais adolescentes que 10 ou 20 anos atrás, e isso deve ter também infantilizado a mente de alguns professores.
Alguns, que levam suas mágoas pessoais, e outras dores e motivações para o ambiente de trabalho, enfm dar aula é ter contato com o ser humano...
Mas ao curas Jornalismo da Unisul fiquei abismado em ver de perto, tantas coisas que eu imagina que já tivessem ter sido superadas no século passado, no tempo das carteiras antigas, e da lousa... Aliás a louza antiga saiu de muitas aulas, mas não da cabeça de muitos, e nem os mais modernos escampam quando o jeito é escolher os bons e melhores
Pra lembrar os mais talentosos artistas e cientistas nunca se adequaram ao sistema escolar comum,
por isso mesmo, por não serem padrões de comportamento aceita veis nas sociedades atrasadas que estavam inseridos.
Por esta manta, ainda vivem alguns que se consideram Deuses do ensino enquanto erram mais que aqueles que nem sabem o alfabeto por esquecerem o principio que, cada um tem seu tesouro interior e cultura, e sua forma de mostrar ao mundo vai depender muito mais de diversos fatores.
Eu sempre vou a lugares onde os mais simples falam, e sinto cada vez mais que tudo que o estudei é nada diante da sabedoria do nosso povo.
Que troca as palvras, e muitas vezes nem sabe escrever.
Que tem a maior sabedoria que pode existir...
Pois os livros até ensinam, mas a vida é sim a maior das escolas.

Casa de Shows em Tubarão promove Censura de Conteúdo para imprensa, dificultando o direito do livre acesso do trabalho da imprensa e o direito constitucional da informação

O acesso ao trabalho da imprensa em eventos públicos deve ser organizado, e facilitado, pelo principio constitucional do direito a informação do publico, esse acesso é normatizado e não um mero favor do dono de estabelecimentos que promovem eventos públicos que dão acesso as m pessoas com a venda de ingresso.
Mas, ao invés disso, algumas casas, normatizam o acesso com interesses apenas na divulgação comercial e não no interesse publico.
Caso, normal, para até membros da imprensa local, e autoridades, que muitas vezes recebem de privilégios ao acesso meramente para trabalho.
Nós, que também vivemos a anos da produção de eventos sabemos como funciona os sistema local, e podemos dizer que nem tudo são flores, na fiscalização e trabalho dos profissionais de imprensa.
Eu mesmo, fui barrado pela casa de show Hangar, certa vez, onde produzi um protesto, como revolta por ter que passar meu material sob Censura a pedido do proprietário da casa.
Hora, se a 25 anos jamais tive conduta com meu material afim de prejudicar alguém, não seria agora, depois de tanto tempo, que teria.
A Censura no caso é lo fato da casa não querer que se bata foto ou filme alguns erros da própria casa, com o a venda de bebidas para menores ou excesso por parte de seus colaboradores. Infelizmente são coisas que não gravo, porque acho que proprietário de boates devem ter bom censo, e errar é humano, também não sou perfeito, nem santo, mas sou ético ao menos, e profissional no que faço1
Mas, o medo, dos proprietário me faz pensa o quanto se erra lá dentro afim de se preocupar que alguém da imprensa possa a vir prejudica-los
Não é só comigo que o tratamento a imprensa tem sido inadequado, mas com varios colegas.
Eles simplesmente deixam profissional da imprensa passar vergonha mesmo, esperando num sofé na recepção para que o publico presente veja, ou ele se sinta intimidado porque sua entrada não esta sendo paga, ou outro motivo, mas que seja positivo, nenhum
Certamente vai levantar o dedo, ou a voz, o ignorante ou lego, que acha que este texto é porque eu queira adentrar a shows gratuitamente para festar, eu eu digo, gasto um valor semanal em minhas festas, que poderia comprar ingresso em qualquer show, festa, ou evento em toda SC ou fora dela... E  quando saio para festar não levo minhas cameras, ou equipamentos... De forma que quando entro com credencial sempre estou a trabalho, recendo pela Casa Noturna ou pelos meus proprios veiculos ou programas de conteúdo de entretenimento e agora noticias com o portal www.noticiasdaamurel.com

A imprensa, seja ela de entretenimento, noticias, ou quaisquer área tem que ter seu direito a livre acesso a evento publico, seja ele pago ou gratuito respeitado, para que todos possam ter o direito ao informação garantido, conforme manda nossa Constituição... Ou rasgamos ela nas portas destes estabelecimento?
Com a palavra os proprietários da Hangar Eventos, e autoridades interessadas

O que o prefeito Joares ganha com o resultado destas eleições?

Nos bastidores, as apostas politicas estão acirradas, em virtude do resultado, muita coisa pode mudar, ou desenhar já o futuro político de nossos candidatos.
Por exemplo, o vereador, que quase, por pouco mesmo, não se tornou Senador, Lucas Esmeraldino, se o comandante Moisés vencer, o que tem muita probabilidade de acontecer, pode ser o nome fortíssimo para o próximo pleito municipal, tendo uma força incrível de atrair a força de todos outros partidos médios e pequenos, dificultando e muito para o Prefeito, embora que se Moisés vence a eleição ao governo verbas e outras formas de ajuda virão com certeza, tendo em visto que Moíses disse que era tubaronense, e foi sim, por um bom tempo. Agora para o prefeito Joares, o desenho perfeito de futuro seria com o atual candidato Meriio, que foi colega do Joares, e que desde o incio tem sido o candidato do prefeito de Tubarão
.
Com ele verbas chegarao com certeza, e o diálogo seria muito facilitado tendo em vista o acesso pessoal também do nosso vice prefeito Caio Tokarski.

Outro nome, que saiu um pouco de cena, mas que pode retornar do nada é o Douglas do MDB, e será que poderíamos ter a revolta de outros nomes ainda?


Campanha da CDL de natal para amentar as vendas no comércio de Tubarão é muito fraca

Não estimula nem um dos mais compulsivos compradores, que diria a um assutado e amedrontado comprador essa campanha 2018 do CDL, que tem sorteios mensais de acreditem se quiserem Jantares, e vale compras, e em dezembro viagem a Cancum (esta sim poderíamos dizer que é estimulante)
Por falta de visão, ou de criatividade mesmo, foi lançada uma campanha no inicio do ano, e pelo visto com pouca adesão dos sócios da CDL (logistas) que me deixam preocupado se em breve não teremos um racha com pela primeira vez uma chapa de oposição a diretoria que é eleita a anos por unanimidade.
A verdade que com a saida do Paulo Nascimento, que é tio do Presidente e diretor da entidade Felipe Nascimento que é quem realmente da as cartas na CDL, ficando os presidentes como figuras de certa forma figurativas em relação a muitos assuntos, não todos é claro, mas de forma admsnitrativamente ele da as cartas lá dentro, e isso é publico e notório a entidade, ainda não conseguiu ficar totalmente equilibrada.
Nem Paulo Nascimento, também conseguiu se estabelecer fora da CDL desde que saiu, já que nenhuma empresa o empregou, e que a pouco tempo atrás fez até uma campanha na rede social facebook sem sucesso, pra conseguir algum emprego:aira no ar, uma leve incógnita, já como é comum pairam boatos sobre sua saida, que teria sido uma racha interna, firmada por uma queda de braços entre ele e Felipe, coisa comum, na esfera de poder e administração em qualquer entidade.

Também pairou no ar, a desconfiança, descabida é claro do último sorteio do carro, no ano passado, que acabou saindo para a sogra do diretor Felipe Nascimento, já que, foi um sorteio auditado e feito ao vivo pela internet pelo apresentador que faz praticamente varias serviços pra CDL como o site da entidade, apresentações, etc...

Será reflexo desta situação do sorteio de 2017 que este ano a campanha tenha sido tão chocha, fraca e desanimada?

Não sei, mas minha opinião verdadeira, é que , sortear jantares, e vale compras com valor tão baixo não estimula nada... E por isso, não tenha tido uma adesão maior dos compradores.

Nada tenho contra a entidade, mas, acredito que uma Oxigenação na diretoria, ou troca de certas praticas arcaicas na direção são necessárias, antes que uma chapa que esteja calada nos porões do comércio local se levante, e faça como a politica bolsonista tome de uma forma inesperada a direção de uma entidade que tem a maior cidade da Amurel nas mãos.

Aniversário do Farol Shopping de 12 anos de lançamento passa sem comemoração em Tubarão

Farol Shopping comemorou nesta última sexta feira em Tubarão. Considerado um marco histórico para a região da Amurel, o imponente Shopping enfrentou barreiras pesadas pelo comércio local, que de certa forma tentou tirar o crédito e inseriu desconfiança no sucesso do empreendimento, mesmo que timidamente. Mesmo assim, com o projeto forte, e bem alicerçado, contando com o visionário empresário Genésio Mendes, e o grande Ivo Prim, que está em nossa memória, e do Shopping onde recebeu em sua homenagem um amplo espaço de eventos com o seu nome, o Shopping sim, aconteceu, e nos brinda, hoje com uma diversidade de lojas e marcas surpreendentes, com foi seu slogam de lançamento.
Mas este ano, misteriosamente, completou 12 anos, sem nenhum alarde, evento, ou comemoração pública, o que nos causa estranheza.
Seria, por ser numa data de fim de mês, eleições, ou será a crise?
Nada consta, nenhuma comemoração, estivemos lá ontem esperando, sorrir ou chorar, vendo algum tipo de comemoração, apenas vimos um timido lançamento de um quiosque de uma marca nova de pingentes, colares e correntes de aço de uma franquia paulista, que já tem lojas em Arangua, Criciúma e a partir de ontem (26) Tubarão. Claro, que vai ser sucesso... O shopping, infelizmente por ser fim de mes com movimento fraco, a noite, me deixou com saudade dos meus poucos papos e conversas com Ivo Prim... Que já não pode responder, porque, um aniversário do maior empreendimento da região da Amurel, não foi comemorado...

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Maurício da Silva é o novo diretor-presidente da Fundação de Educação

Com a presença de diversas autoridades, servidores públicos e familiares tomou posse na tarde desta quarta-feira (17), o novo gestor da Fundação Municipal de Educação. O cargo será ocupado, a partir de agora, pelo professor Maurício da Silva, que há 42 anos atua na área da educação, além de ter importante participação do cenário político, ocupando desde 1992, seis legislaturas na Câmara de Vereadores, chegando, inclusive, a ser prefeito interino de Tubarão, em 2006.

Desde o início de janeiro de 2017, Maurício da Silva ocupava uma das vagas na Câmara de Vereadores de Tubarão, na qual tinha a função de líder do governo. Durante a posse, o prefeito Joares Ponticelli ressaltou que o papel desempenhado por Maurício foi de grande importância. “Diversos projetos da municipalidade foram aprovados pela Câmara de Vereadores, resultando em grandes benefícios para a sociedade. Quando um líder de governo executa bem sua missão, quem ganha é população, pois os projetos que apresentamos sempre têm grande relevância social”, afirmou o prefeito.

Maurício da Silva assume a função de diretor-presidente do órgão, em substituição ao também professor Mário Cardoso, que pediu desligamento do governo em decorrência de problemas pessoais. Maurício elogiou o trabalho do educador Mário Cardoso, que ficou à frente da fundação por 22 meses. “O professor Mário imprimiu uma importante marca na educação tubaronense, tornou a área mais humana e espero dar continuidade ao legado que ele deixou. Sei que são muitas as dificuldades e garanto que não faltarão empenho e esforço de minha parte”, assegurou o novo gestor.

Para Maurício da Silva o grande desafio da área educacional é “transformar as pessoas que precisam do poder público, em pessoas que possam ajudar a sociedade”. Segundo ele, para atingir essas metas são necessários três pilares: acesso à educação - colocar todos em idade escolar na sala de aula –; permanência – possibilitar que esses alunos continuem frequentando a escola – e qualidade – obtida por meio do redimensionamento dos recursos e melhoria dos aspectos pedagógicos.

Homenagem – Durante o ato, o professor Mário Cardoso foi homenageado pelo governo municipal, em reconhecimento à dedicação e aos trabalhos prestados. “Só tenho a agradecer a confiança do prefeito Joares Ponticelli, que me deu a oportunidade de contribuir com o setor ao qual dediquei toda minha vida. Nunca imaginei que eu, morador do interior, que tive tantas dificuldades para estudar, um dia teria a chance de chegar a este posto. E agora, de comum acordo, entendemos que era chegado o momento de dar atenção à minha saúde, o que me fez, com muito pesar, pedir o afastamento da função. Desejo ao professor Maurício muito sucesso na nova missão”, enfatizou Mário Cardoso.

Prefeito Joares participa de audiência pública sobre possíveis praças de pedágios na BR-101




O prefeito Joares Ponticelli participou nesta terça-feira (17), em Florianópolis, da primeira audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar das discussões sobre a implantação de praças de pedágios no trecho sul da BR-101. Ponticelli e outras lideranças representaram a região da Amurel, assim como farão novamente nesta quinta-feira (17), em Criciúma.

Durante o discurso, o prefeito da cidade mais impactada pela BR-101 na região, reivindicou a construção de um trecho da via marginal à rodovia, da divisa com Capivari de Baixo até o bairro Humaitá, passando pelo entroncamento com a rodovia Ivane Fretta Moreira, que está em fase de conclusão. Como medida compensatória, o prefeito reivindicou também a construção de uma ponte, ligando Tubarão a Capivari de Baixo, reduzindo o tráfego de moradores das duas cidades pela BR-101 e evitando congestionamentos na região do acesso Norte de Tubarão.

“Pessoalmente não sou contra o pedagiamento da rodovia, talvez a única forma, hoje em dia, de vermos obras complementares construídas. O que preocupa é o número de praças nesse trecho e o valor das tarifas que serão cobradas”, salienta Joares.A última das três audiências será no próximo dia 22 na sede da ANTT, em Brasília.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Peça "Todos são super heróis" acontecerá nesta quinta-feira (18)





Nesta quinta-feira (18), às 20h, o grupo municipal de teatro "Entre Palcos" apresenta a peça "Todos são super heróis", destinada a alunos de todas as escolas do município e região. Sob a direção da professora Fernanda Neves, o evento infanto-juvenil acontecerá na Arena Mutiuso e tem entrada gratuita, sem inscrição prévia.

O grupo destinado a pessoas de qualquer idade foi originado a partir das oficinas de cultura oferecidas pela prefeitura. Quem tiver interesse de participar do grupo pode realizar a inscrição no Museu Willy Zumblick, a partir do ano de 2019.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Primeiro balanço do Programa Dívida Zero é divulgado

A secretaria da Fazenda divulgou nesta segunda-feira (15) o primeiro balanço oficial das negociações realizadas pelo Programa Dívida Zero, que objetiva facilitar, por meio de parcelamento e de descontos, a quitação de débitos de contribuintes com o município.

Entre o lançamento do programa, no dia 20 de agosto, até a última quinta-feira (11), foram atendidos 784 contribuintes, dos quais 596 aderiram ao programa. Desta forma, foram renegociados R$ 1.368.711,24, com R$ 354.283,17 recolhido pelo município.

Chama a atenção, de maneira positiva, a alta procura dos contribuintes que desejam colocar a vida financeira, no que se refere a débitos municipais, em dia. “Estamos com uma média de 15,7 adesões por dia útil, desde o lançamento do programa, o que mostra a vontade do contribuinte em ficar em dia o município”, destaca o secretário de Fazenda Raphael Bianchini.

Outro dado importante diz respeito à forma de pagamento escolhida pelos contribuintes, uma vez que 62,86% das pessoas que aderiram ao programa neste período optaram pela quitação em cota única, modalidade que oferece o maior desconto nos juros.



O PROGRAMA - O Dívida Zero é dividido em duas partes, atendendo aqueles contribuintes que precisam atualizar suas informações junto à secretaria de Fazenda, e os que possuem dívidas com o município, sejam elas ajuizadas ou não.

Nesta parte específica, o programa permitirá o parcelamento dos tributos, mas somente para aqueles vencidos até o dia 31 de dezembro de 2017, independentemente do exercício ao qual se referem. Em qualquer dos parcelamentos realizados, o desconto na multa será de 50%, com a aplicação de um desconto de até 100% dos juros, de acordo com o número de parcelas escolhidas, conforme tabela a seguir:

- 1 parcela: 100% de remissão dos juros;

- até 6 parcelas: 80% de remissão dos juros;

- até 12 parcelas: 70% de remissão dos juros;

- até 24 parcelas: 60% de remissão dos juros;

- até 36 parcelas: 50% de remissão dos juros.


O valor mínimo das parcelas para pessoa física é de R$ 70,00 e para pessoa jurídica de R$ 140,00. O vencimento das parcelas, em quaisquer modalidades, sempre será no último dia de cada mês.

No programa deste ano, entretanto, só poderão realizar adesão aqueles contribuintes cujos débitos municipais de 2018 estejam quitados, sejam eles de qualquer natureza, ou seja, apenas contribuintes que estejam em dia com os tributos de 2018 poderão usar o Dívida Zero para quitar dívidas referentes aos anos anteriores.

Ressalta-se, entretanto, que para os contribuintes que sofreram notificação fiscal ou estão em processo de execução, existe a possibilidade extra de parcelamento, em até 72 vezes, com 50% de remissão dos juros.

Todo este programa estará disponível até o dia 20 de dezembro deste ano. O atendimento é realizado de forma presencial, durante o horário normal de funcionamento da Secretaria da Fazenda, das 13 às 19 horas, com distribuição de senhas até as 18 horas. A secretaria localiza-se na Central do Cidadão, cujo endereço é Avenida Marcolino Martins Cabral, 336, Centro.

domingo, 14 de outubro de 2018

Vagas disponíveis para curso de artesanato






Se você quer aprimorar técnicas manuais como costura, pintura e crochê, não pode perder essa oportunidade. Às segundas e quartas-feiras, nas dependências da antiga rodoviária são oferecidas aulas gratuitas de artesanato. Por meio do curso, que atualmente está com vagas abertas, a professora auxilia na criação de bolsas, bonecas, enfeites, dentre outros produtos feitos à mão.

Para participar, basta apenas levar o próprio material (linhas, agulhas) e realizar a inscrição na sede no Centro Municipal de Cultura-Museu Willy Zumblick.



Além de ajudar na socialização, o curso de artesanato incentiva também o empreendedorismo. Segundo a professora do curso, Daniela Gomes, os produtos produzidos nas aulas podem ser comercializados. “Hoje contamos com oito alunas em cada dia do curso. Eu vejo que essa iniciativa não serve apenas como passatempo, mas também como uma forma de renda. Não é obrigatório comercializar, mas quem quiser pode ter mais esse ganho”, opina.

Esse é o caso da aposentada de 61 anos, Jaira Silveira Gomes. No início, ela entrou no curso apenas com o intuito de ocupar o tempo ocioso, jamais imaginou que teria uma demanda de clientes interessada no seu trabalho. “Antes eu até me escondia para não vender, não gostava. Hoje eu não corro atrás de clientes, eles vêm até mim. Já vendi algumas bolsas, mas o que sai mais são as toalhas de louça bordadas. Essas, elas adoram”, conta a aposentada.

Mas se engana quem pensa que é preciso saber muito para participar do curso: lá se aprende desde o início. Foi o que aconteceu com a aposentada de 59 anos, Maristela Patrício Delfino, que tinha material de sobra em casa, mas não sabia por onde começar. “O curso me deu uma direção. Sozinha, em casa, a gente não tem vontade e faltam ideias. Aqui uma ajuda a outra e aprendemos juntas. Eu me apaixonei pela prática”, confessa. Ouvindo o que disse a aluna, a professora complementa: “É uma troca de experiências”.

sábado, 13 de outubro de 2018

Nova regra para documentos que passaram do prazo de vencimento





O consumidor que faz o pagamento de suas contas, via boleto, em valor acima de R$ 100 já conta com uma novidade. O documento poderá ser pago em qualquer banco, sendo caixas eletrônicos, sites ou outros canais de atendimento. A nova regra começou a valer no sábado, dia 13.
De acordo com a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari, os usuários devem prestar atenção ao utilizar o novo serviço. “Os consumidores que não conseguirem pagar seus boletos devem entrar em contato com o emissor da cobrança, pois é possível que o documento não tenha sido cadastrado na plataforma da FEBRABAN”, comentou.
Com a inclusão dos boletos a partir de R$ 100, a plataforma única dos bancos terá incorporado cerca de três bilhões do total de boletos emitidos por ano no país. Já os boletos com valor abaixo de R$ 100 também passarão a seguir as mesmas regras a partir do dia 27.
“O sistema dá mais segurança para a compensação de boletos e permite o pagamento, com a eliminação dos riscos de fraudes, além de evitar a quitação em duplicidade”, finalizou Karoline.

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Domingo na Rua comemorará Dia das Crianças




O Domingo na Rua deste fim de semana será em comemoração ao Dia das Crianças – celebrado anualmente no Brasil no dia 12 de outubro – e contará com uma programação recheada de atrações. Desta vez, os responsáveis por oferecer as atividades é o Instituto Nossa Família, que pretende garantir diversão às crianças e adultos durante todo o dia 14.

Os voluntários da instituição vão promover brincadeiras e oficinas educativas, corte de cabelo, pintura em rosto, varal solidário, orientações sobre saúde bucal e contação de histórias. Além disso, terá distribuição e sorteio de brinquedos, oferecimento de lanche, refrigerante e picolés.

As atrações fixas como cama elástica, piscina de bolinhas e rede de vôlei continuam à disposição na beira-rio.

O evento mantém o horário das 10 às 18 horas, na avenida Marechal Deodoro (margem direita) entre as pontes pênsil e Nereu Ramos, no Centro. O trecho será monitorado pela Guarda Municipal (GMT), que deixará o trânsito fechado para veículos nesta via

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Após intervenção do MPSC, Imaruí anula licitação de R$ 170 mil

Imaruí

Por recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o prefeito de Imaruí, José Candemil Junior revogou o contrato firmado com a empresa Publicar Consultoria e Assessoria para recuperação de valores indevidos pagos pelo município ao INSS. Na recomendação, a promotoria de Justiça de Imaruí apontou uma série de irregularidades no processo de licitação, além do fato de que o serviço contratado poderia ser prestado por servidores do município.

De acordo com a promotora de Justiça Symone Leite, houve direcionamento da licitação para contratar a empresa por meio da inclusão de cláusulas desnecessárias e discriminatórias, o que restringiu a concorrência.Como exemplo, cita o fato do edital exigir das concorrentes vínculo profissional empregatício exclusivo de um contabilista, um advogado e um contabilista, o que a jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) considera irregular.

A promotora de Justiça acrescenta que o pregão presencial, a modalidade de licitação escolhida pelo município para o certame, só pode ser utilizado para aquisição de bens e serviços comuns, o que não é adequado ao objeto do edital, que é a contratação de serviço especializado.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Judoca representa Tubarão no Brasileiro Sênior




O atleta Victor Koudi Kaminari, da Associação Tubaronense de Judô (ATJ), está em Lauro de Freitas (BA), onde defende a seleção catarinense, que disputa o Campeonato Brasileiro sênior de Judô, um dos maiores eventos da categoria na modalidade. Ele participa da competição na categoria ligeiro (até 60 quilos). A competição conta com a participação de 315 atletas de todo o país. 
"Nosso trabalho tem sido muito dinâmico e objetivo e nossa participação no Campeonato brasileiro Sênior de Judô é muito positiva para o crescimento da nossa equipe", avaliam os senseis Thiago Gomes Flores e Jaison Tavares, da ATJ.
A competição distribuirá os últimos 180 pontos no Ranking Nacional da Confederação Brasleira de Judô. Os líderes de cada categoria, ao final do evento, garantirão uma vaga na seleção principal para defender o Brasil em 2019. As finais de todos os pesos serão realizadas nesta quarta-feira, e terão transmissão ao vivo pelos canais ESPN e SporTV, a partir das 12h.
Com informações de: Notisul.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Viaturas são entregues à PM da região





A Secretaria de Estado da Segurança Pública e o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina realizaram a entrega de 21 viaturas novas para 11 municípios. O ato ocorreu ontem em frente ao Mercado Público, em Laguna.  

As viaturas são da marca Fiat Palio Weekend, com cela, dispositivo sonoro e luminoso, provenientes do programa Pacto Por Santa Catarina, fonte de recursos bb2 (Banco do Brasil) que serão utilizadas para o policiamento ostensivo na circunscrição desta região policial militar. Com 21 viaturas policiais entregues para 11 municípios, a divisão ficou a seguinte: Tubarão receberá duas; Jaguaruna duas; Capivari de Baixo uma; Laguna cinco; Pescaria Brava uma; Garopaba duas; Imbituba duas; Imaruí uma; Braço do Norte três; São Ludgero uma; Gravatal uma. 

Essa aquisição é apenas parte de um grande projeto para aquisição de duzentos e noventa e seis (296) viaturas para todo o Estado. Dessa forma, o valor total do investimento do Governo do Estado para aquisição de veículos soma R$ 18.142.680,00. “Essa ação foi possível através de um estudo voltado à propiciar ao cidadão catarinense um atendimento mais adequado às suas necessidades, considerando as diversidades de regiões, buscando assim, otimizar o atendimento e garantia de mais segurança,” destaca o coronel Comandante da PM, Carlos Alberto de Araújo.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Jornalista Roberto Cabrine fará palestra hoje (Segunda-8/11) a noite em Tubarão na Arena Multiuso as 1930





O jornalista vira exclusivamente em Tubarão hoje a noite, as 1930, na arena Multiuso graças aos jornalsitas Lucas Vieira e Reginaldo Osnildo da rádio Cidade e com apoio de empresas locais.
O ingressos a preço acessíveis na CDL de Tubarão e no local do evento.

domingo, 7 de outubro de 2018

Para ser eleito em primeiro turno, qualquer candidato precisa de 50% mais um dos votos





De acordo com a pesquisa Ibope encomendada por TV Globo e Estadão, divulgada ontem à noite, Jair Bolsonaro tinha 41% dos votos válidos, três mais do que na pesquisa anterior. Fernando Haddad oscilou três abaixo para 25% e, Ciro Gomes, um acima para 13%. Para ser eleito em primeiro turno, qualquer candidato precisa de 50% mais um dos votos. Pela pesquisa, é um resultado distante. (Estadão)
Bolsonaro segue com a maior rejeição — 43%. Haddad tem 36%. Ciro venceria o líder do primeiro turno com facilidade: 56% dos votos válidos contra 44%. Haddad perderia por 48% contra 52%.
O Ibope entrevistou 3.010 eleitores entre os dias 5 e 6 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Também foi divulgada, ontem, a última pesquisa Datafolha. Nela, Jair Bolsonaro tem 40% dos votos válidos, Haddad 25% e, Ciro, 15%. Bolsonaro oscilou um acima, Haddad se manteve estável, Ciro galgou dois pontos. (Folha)
A rejeição do militar está em 44% contra 41% do petista. Num segundo turno, Bolsonaro venceria com 45% contra 43%. Perderia, porém, para Ciro. 47% a 43%.
Foram entrevistadas 19.552 pesssoas, na sexta e no sábado. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Ambas as pesquisas revelam, em essência, o mesmo cenário: apontam para um segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. Um pleito que será disputadíssimo.

sábado, 6 de outubro de 2018

Homem invade casa e tenta estuprar vítima

Um caso de tentativa de estupro foi registrado na madrugada de sexta-feira, em Tubarão. O crime foi registrado por volta de 1h30, no bairro São Clemente. De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima, de 48 anos, relatou à guarnição que estava dormindo e acordou com batidas na porta da residência. 

Em seguida, ao abrir a porta, foi surpreendia pelo seu ex-vizinho, que disse que tinha um televisor para entregá-la. Em seguida, a levou até o quarto, a jogou na cama e começou a rasgar sua roupa. Nesse momento, a mulher conseguiu correr. 

O homem, então, foi até a cozinha e pegou uma faca, forçando um beijo na vítima. Nesse momento, a mulher saiu correndo e pediu socorro. A PM foi acionada e encontrou o homem ainda dentro da residência. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para os procedimentos.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Irregularidades na hora da votação.Saba como denunciar




No primeiro turno das eleições neste domingo (7), há vários caminhos para os eleitores denunciarem irregularidades, como, por exemplo, compra de votos, transporte irregular de eleitores e boca de urna.

Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente da seção eleitoral é a maior autoridade da seção de votação. É dele a responsabilidade de manter a ordem no recinto, dispondo da força pública quando necessário. Ao presenciar qualquer fato estranho na hora da votação, o cidadão deverá informar o fato imediatamente ao presidente da mesa receptora de votos, que é, na ausência do juiz eleitoral, a autoridade superior. O presidente da mesa, então, comunicará o fato à Polícia Militar, que atuará segundo orientação para esses casos.

Outra possibilidade é o eleitor acionar diretamente a Polícia Militar, pelo 190.





O cidadão pode ainda fazer a denúncia por meio do aplicativo Pardal. A plataforma foi desenvolvida pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets. A ferramenta pode ser utilizada para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, que será disponibilizada nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.

Nas denúncias feitas por meio do Pardal, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.

No Distrito Federal, o único canal do Ministério Público para receber denúncias será o Whatsapp. Pelo número (61) 99291 5943, das 7h30 às 18h30, o cidadão poderá denunciar casos de transporte irregular de eleitores, compra de voto, coação, abuso de poder e propaganda eleitoral irregular. 

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Implantação de novos pedágios na BR-101 Sul gera mobilização regional

Implantação de novos pedágios na BR-101 Sul gera mobilização regional

Publicado em 03/10/2018 às 18:31 - Atualizado em 03/10/2018 às 18:31

A possível implantação de novos postos de pedágio no trecho sul da BR-101 entrou na pauta do prefeito Joares Ponticelli com mais força nesta semana, após a publicação no Diário Oficial da União, em sua edição da última sexta-feira, dia 28, e que marca três audiências públicas para este mês, onde o tema será discutido.

O edital de chamamento das audiências determina que os encontros acontecerão nos dias 15, 17 e 18 de outubro, respectivamente, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília, no Hotel Castelmar em Florianópolis e no Sisus Hall em Criciúma, sempre das 14 às 18 horas.



Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estão previstas as instalações de quatro novas praças de pedágio na rodovia, em um espaço de 211 quilômetros, compreendidos entre os municípios catarinenses de Paulo Lopes e São João do Sul.

O prefeito Joares Ponticelli mobiliza desde já lideranças políticas e empresariais de toda a região para participarem das três audiências, não só como forma de exercer pressão sobre a ideia, como de trazer melhorias ao trecho já existente. Isto porque, no último mês, o prefeito solicitou ao DNIT a construção de uma via marginal à BR-101, no trecho compreendido entre o trevo de acesso da Rodovia Ivane Fretta Moreira e o Posto Presidente. Em resposta a esta solicitação, no entanto, o órgão federal respondeu que quaisquer obras na estrada serão de responsabilidade das empresas que adquirirem, por licitação, a concessão dos trechos.

Com isto, a iniciativa de formação desta comitiva se faz valer, de modo a acrescentar outros prefeitos e representantes da região, e assim não só pressionar o DNIT a rever sua posição, como de ampliar o trecho de cobertura desta via marginal solicitada, de forma a servir percurso entre Capivari de Baixo e o Posto Presidente.

A intenção da Prefeitura de Tubarão é, com a formação desta comitiva, aproveitar o momento de debate sobre os pedágios na região trazer também à tona a discussão sobre esta importante via de ligação entre a BR-101 e a Rodovia Ivane Fretta, cuja inauguração está prevista para o próximo dia 18 de dezembro.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

A RESPOSTA:Site de noticias que falou mau do nosso blog pra pressionar prefeito conseguiu midia da prefeitura

O site do pseudo jornalista a Alessandro Neves, intitulado o primeiro sendo que não é, nunca foi e nunca será usou da técnica de perseguição contra o prefeito Joares Ponticelli pra conseguir midia da prefeitura do tubarão e teve o intento bem sucedido, pois a prefeitura acabou de anunciar no site dele.

Estamos citando isto aqui porque o mesmo nos usou como bode expiatório falando mal do nosso blog, usando do expediente mais sujo e anti ético que um jornalista pode usar.

E ainda falou que não precisava de migalhas, mas minha vó já dizia, a língua não tem osso.

Estamos de olho, Sr Alessandro...

Assis Chateaubriand

 fazendo escola, ainda!

Mais obras:Av. Tancredo Neves será parcialmente interditada a partir desta quinta








Parte da avenida Tancredo Neves (acesso Norte) será interditada a partir desta quinta-feira (4) para intervenções da Tubarão Saneamento, que fará a implantação do sistema de esgoto. A obra faz parte da preparação para a revitalização da avenida.


Os primeiros trabalhos vão se concentrar no trecho entre o semáforo no cruzamento com a avenida Expedicionário José Pedro Coelho e o viaduto da BR-101 (sentido saída de Tubarão). Dessa maneira, quem trafega rumo à rodovia federal terá de ingressar à esquerda no semáforo e seguir pela Expedicionário José Pedro Coelho até a avenida Patrício Lima ou, então, na saída da ponte Orlando Francalacci ingressar à direita na avenida Getúlio Vargas e depois seguir pela rua Tereza Martins de Brito (restaurante Ataliba) ou via Capivari de Baixo. 

Independente da escolha, esses desvios provisórios irão causar complicações ao trânsito da região, com filas ou congestionamentos nos horários de pico, por isso é fundamental que os motoristas tenham paciência ou prefiram saídas por outros acessos. Conforme as intervenções forem evoluindo, a Tubarão Saneamento informará as alternativas de trânsito para quem utiliza a avenida Tancredo Neves. A estimativa é de que os trabalhos prossigam por até 60 dias.