domingo, 29 de julho de 2018

estudiosos do Diretório Rosa-Cruz, de Tubarão, celebraram os 40 anos da unidade


Tubarão

Uma tarde de comemoração, muita reflexão, troca de conhecimentos e de produção voltada à alma. Assim, discutindo a essência, o misticismo, com seus princípios espirituais, estudiosos do Diretório Rosa-Cruz, de Tubarão, celebraram os 40 anos da unidade, implantada no fim da década de 1970 na cidade. Foi uma reunião que contou com um dos principais nomes da fraternidade no país, Domingos Sávio Telles, diretor-presidente da Grande Loja Rosa-Cruz de Língua Portuguesa, responsável  por todos os países com incursão da fraternidade que falam o idioma luso.

"A Ordem Rosa-Cruz é uma organização universal e milenar. Estamos em todos os continentes, e nossa discussão ou estudo tem caráter místico-filosófico, com missão de despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da tradição e da cultura Rosa-Cruz”, resume Salles.

Álvaro Vandelli Filho , um dos fundadores da fraternidade em 1978, que assinou a ata de criação da Ordem em Tubarão, esteve presente no encontro deste sábado e reforçou a ideologia rosacrucionista. A simbologia que envolve a entidade, que surgiu no Egito Antigo, é muito forte entre os membros. A  cruz representa a matéria - o homem - e a rosa a alma. Moacir Henrique Keller, diretor da Rosa Cruz na Cidade Azul, explica que o encontro no Art Hotel ocorreria em maio, mas devido à greve dos caminhoneiros, precisou ser transferido. "Temos cerca de 70 estudiosos mais ativos na cidade. Comemoramos aniversário junto com o da cidade, no fim de maio. Uma das nossos principais essências é o estudo de monografias, impressas em gráfica e por meio de edita própria da Rosa Cruz. Somos uma fraternidade universal, apolítica e laica. Mudamos recentemente a sede, na rua Idio José da Silva, no bairro Santo Antônio de Pádua. Além dos encontros, nossos membros sempre têm à disposição estudos para casa. É uma busca constante ao conhecimento, inclusive a causas científicas", agrega Keller.  

Hélio de Moraes e Marques é o Grande Mestre da Ordem Rosa Cruz no Brasil atualmente. A sede da instituição fica em Curitiba (PR). Hélio é empresário da construção civil durante 30 anos e professor universitário nas áreas de filosofia, sociologia e antropologia cultural, com especialização em filosofia antiga e mestrando em Educação. Ingressou na Ordem em 1973, com 15 anos. A fraternidade foi fundada no país em 1956, pela estudiosa Maria Moura, primeira Grande Mestre no Brasil.

O próximo grande evento, a 25ª Convenção Nacional Rosa-Cruz, com o tema: Ética, Pessoa e Sociedade, a Força da Unidade, está programado para outubro, entre os dias 10 e 13, no Teatro Guaíra - rua XV de Novembro, em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário