terça-feira, 19 de junho de 2018

25 anos depois, qual o rumo dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Unisul?

25 anos depois, qual o rumo dos curso de Jornalismo e Publicidade da Unisul?

Reitor da Unisul dá uma mensagem sobre os 25 anos do curso de Jornalismo e 20 de Publicidade na Unisul


Curso de Comunicação Social da Unisul completou 25 anos em 2017, e se direciona para formar novos jornalistas e publicitários na era de convergência de mídias.

 (Arquivo)Audiovisual produzido pelos alunos do curso e AGECOM
sobre os 25 anos do Curso de Comunicação Social da Unisul 







 Evento com presença do Zé da Silva, carunista do DC e redator de varios programas da Rede Globo de televisão.
 







Carlos Alberto Fernandes o popular Chimia foi quem implantou o primeiro Laboratório audivisual da Unisul e nos conta como foi o inicio do curso de Jornalismo e os laboratórios.



O Jornalista Rafael Matos, egresso da primeira turma do curso de Jornalismo conta como sentiu as difilcudades de cursar no inicio do curso e como os alunos treinavam fora da Unisul, nas rádios e outras empresas de comunicação.


Atual Coordenador dos Cursos de Jornalismo e Publicidade conta como chegou a este cargo e fala de todas as revoluções tecnológicas ocorridas no curso desde sua criação.

Em 2017, o curso de comunicação social da Unisul completou 20 anos, e realizou vários eventos alusivos ao ano especial: uma macarronada com alunos, professores, egressos e profissionais da região na sede da Acref... Foi uma grande festa repleta de muitos reencontros e histórias relembradas.


Arte/Agecom

Clipping Unisul



A semana acadêmica do curso, também foi com trabalhos que destacavam a evolução do curso neste tempo, com vídeos, textos, fotos, exposições, que mostraram a evolução não só do curso, mas da própria comunicação como todo.

Video produzido pelos alunos com egressos dos Curso da Unisul



E não poderia ser diferente, criado, nos anos noventa, começo da era de transição do analógico para o digital, o curso teve na sua primeira etapa como Coordenador, e criador do curso, o Jornalista Laudelino Santos Neto, e vice a professora Joana Dark, que o sucedeu pouco tempo depois.
O curso foi o primeiro do sul de Santa Catarina na Habilitação do Jornalismo, de Florianópolis ao estado do Rio Grande do sul, vieram se formar pessoas de todas as regiões, pioneiros como o curso os alunos tiveram a experiência também de conhecer os primeiros laboratórios informatizados do Brasil.

Arquivo Uniusl/ Curso de Comunicação 15 anos


Cinco anos depois, o curso de Publicidade também passou a fazer parte desta História, aumentando ainda mais o leque da comunicação na região sul, criando grandes profissionais na área, donos das maiores agencias da região e entre as melhores do estado.

O curso foi protagonista em muitas novidades: como o laboratório digital de produção dos jornais, a primeira rádio digital Universitária do Brasil, laboratório de fotos digitais, estúdios de produção de tv e audiovisuais. Alunos da Unisul sempre foram destaques e receberam muitos prêmios, alguns até internacionais, como um concurso alguns anos da CNN que premiou o curso com equipamentos de vídeo.




A primeira turma formou-se em 1997, onde encontramos muitos jornalistas atuantes na região: Vera Mendonça (rbs, rádio tubá, prefeitura, e hj bandeirantes am, Professor Rafael Matos (rbs e hj professor), Milene Salgado (Assessora), Alvaro Dalmagro (rbs, professor, atualmente assessor da Amurel) e nossa professora Darlete.
                         
          Foto: Formatura da Primeira turma de Jornalismo da Unisul em 97 (Arquivo Unisul)

A primeira rádio web do Brasil, foi um projeto inovador, que recebeu destaque na Fenasofot em 1997, idealizada pelo então professor do curso, e depois coordenador, Nei Manique uma das figuras mais respeitadas no jornalismo do extremo sul catarinense, eu fui representar a rádio neste evento, já que junto com o professor, era responsável pela publicação e digitalização dos áudios.
Grandes nomes da imprensa estadual, passaram pelo curso, tornando se apresentadores ancoras e repórteres das grandes emissoras de tv como a rbs(globo), tvbv (band), scc (sbt), Ric (Record). E também nas maiores emissoras de rádio, como a Rede Atlantida FM, Cidade, CBN, Radio SC, Difusora Am, Hulha Negra, Tubá, etc

Em 2006, no mês de setembro, a Unisul inaugurou sua emissora de tv, a Unisul tv, que oportunizou ainda mais aos alunos a experiência com  a prática oferecendo estágio, e melhorando seus equipamentos.

Em 2012, a Tv se mudou do centro da cidade, para o cettal, unindo os laboratórios do curso junto com a tv oferecendo ainda mais um acesso mais próximos dos alunos com a emissora, oportunizando a produção de inúmeros programas como  REC com vários alunos.

Ildo Silva da Silva, ex coordenador do curso, foi o Diretor  e idealizador do projeto da Unisul tv, até hoje dirige a emissora, que atualmente tem cerca de 20 horas de produção local, com programas em todas áreas, e um jornalismo local que tem índices elevados de audiência, um case único, em emissoras educativas no Brasil.

Da primeira turma, formada em Jornalismo ainda temos a Professora Darlete, que também foi uma das coordenadoras do curso.

Atualmente o curso tem como Coordenador, um egresso do curso, formado em Publicidade, e doutorando: Mario Abel Bressan, que tem muita empatia com alunos, que o consideram  mais como um colega do que uma autoridade e isso ajuda muito no resultado dos objetivos e eventos, e ainda conta com excelentes professores, Especialistas , Mestres e Doutores que atuaram ou atuam em grandes emissoras, e que tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação de grandes empresas, órgãos públicos e agencias de comunicação e publicidade do estado, e de fora também.
O curso, neste momento, implanta um novo currículo, contendo vários estágios obrigatórios, que vão aumentar ainda mais a prática do aluno, o que vem sido feito com exercícios e imersão a bastante tempo.


Os grandes desafios, são na área da convergência de mídias que acontece numa velocidade cada vez maior nos meios de comunicação. Onde os profissionais tem que ser mais habilidosos em diversas áreas, e não só especialistas, numa só, como antes.
Neste momento, o jornalista, tem que saber, ser editor, ser fotógrafo, câmera no jornalismo cade vez mais móvel(mobile), e utilizar as tecnologias que se atualizam a todo momento.
O Publicitário, também, saber usar os novos meios de markenting digital, onde o próprio jornalista e o publicitário tem que saber um pouco mais da outra área, e vice versa.
Este novo profissional, com mais habilidades e multimeios, na era da convergência de mídias, é o objetivo final do atual curso, sem perder todo conteúdo ético, formação pessoal, e profissional que o curso  prepara para o mercado de trabalho.

O coordenador do curso, Mario Abel Bressan Junior  em entrevista falou que a projeção para os próximos anos e 25 anos é sempre buscar a atualização e captação necessria para bom processo para formar um bom profissional observando sempre as demandas desse mundo conectado com  toda tenologia convergente sem deixar de lado a a essencia do curso com formação  humanista  e de pesquisa procurando sempre inovar em relaçao ao ensino para os nossos futuros profissionais.

Clóvis William dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário