segunda-feira, 26 de março de 2018

Adolescente de 15 anos morre após passar mal ao fumar maconha



Uma adolescente de 15 anos morreu na noite deste domingo (25), após passar mal ao fumar maconha, em Rio Fortuna. A causa da morte pode estar associada ao uso da droga, que a vítima fazia na companhia da prima de 18 anos. Ela teria morrido apos ser encaminhada pela segunda vez ao hospital.

Conforme a Polícia Militar, a adolescente foi atendida na unidade hospitalar da cidade onde mora, por volta de 18 horas. Ela se queixava de dores de cabeça e náuseas. Questionada pela médica, a adolescente confirmou que fumou maconha, momentos antes, na casa da prima. Foi medicada e duas horas mais tarde, retornou para casa em função dos sintomas terem desaparecidos.

Porém, segundo a PM, por volta de 21h30min, o pai da adolescente manteve contato novamente com o hospital onde foi atendida, questionando quais medicamentos sua filha teria recebido. No relato, ela estaria com movimentos involuntários nos braços e pernas. Por volta das 22h30min, retornavam ao hospital com a ambulância do município para novo atendimento.

A jovem foi medicada novamente e mantida em observação. Desta vez, a tia estava junto dela e foi questionada pela médica pelo qual motivo autorizou o uso da droga. No mesmo instante, segundo a PM, a tia teria fugido do hospital.

Com febre e com batimentos cardíacos alterados, a adolescente sofreu uma parada cardiorrespiratória  e morreu em seguida. A equipe do hospital tentou reanimá-la, mas não conseguiu.

Após a fatalidade, a Polícia Militar foi informada sobre o ocorrido e iniciou as buscas pela tia e a prima. Ambas foram encontradas no bairro Nossa Senhora da Salete. A prima confirmou que consumiu um cigarro de maconha e a tia, sinalizou que viu as duas utilizando a droga.

Mãe e filha foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Braço do Norte. Já o corpo da adolescente foi recolhido pelo Instituto Médico Legal – IML.

sábado, 24 de março de 2018

Mulher é presa por não pagar pensão alimentícia em Grão Pará

Segundo a Polícia Civil, o Poder Judiciário da comarca de Braço do Norte determinou o cumprimento ao mandado de busca e apreensão da acusada por dívidas atrasadas.

Uma jovem mãe de 26 anos foi presa nesta quinta-feira (22), pelo não pagamento de pensão alimentícia. O caso aconteceu em Grão Pará.
Após cinco horas presa, amigos e familiares se mobilizaram e quitaram a dívida, colocando a mãe em liberdade.
“Fica o alerta, tanto para homens como para mulheres, os quais estejam com pensões alimentícias atrasadas, para que busquem quitá-las ou fazer um acordo para pagá-las, antes que novos mandados de prisão sejam expedidos”, alertou o policial civil, Alexandre Martimiano, responsável pela Delegacia de Polícia Civil de Grão Pará

quarta-feira, 21 de março de 2018

Fucap deve ter abertura de novos cursos de graduação voltados à área da saúde, abarcando Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia

Capivari de Baixo

Os bons resultados conquistados pela  Faculdade Capivari (Fucap) em suas avaliações interna e externa conduziram a instituição de ensino superior a uma nova fase em seu desenvolvimento.

Segundo o diretor-geral da Fucap, Expedito Michels, a instituição agora inicia a 5° Edição do Planejamento Estratégico 2020-2025. “O plano contempla a abertura de novos cursos de graduação voltados à área da saúde, abarcando Medicina, Medicina Veterinária e Psicologia; que serão implantados em curto prazo”, comemora o gestor.

Fundada em 21 de novembro de 1999, a Fucap, que tem como mantenedora a Sociedade Educacional de Capivari de Baixo (Secab), oferece cursos de graduação presencial e a distância pelo polo Uniasselvi Capivari/Fucap e cursos de pós-graduação presenciais.

De acordo com Michels, entre os projetos para o desenvolvimento regional da faculdade, está o registro, credenciamento e qualificação dos laboratórios de análises químicas, biológicas e bromatológicas para o setor ambiental, industrial, agrícola e a impressão 3D sob encomenda, ampliando, assim, o Parque Tecnológico da instituição. O credenciamento de Educação a Distância (EAD), as plataformas de ensino e as bibliotecas virtuais possibilitam a ampliação do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Segundo deputado, Pinho Moreira afirmou que terá dificuldades para pagar servidores em 2018




Da coluna do Cacau no portal nsctotal

Durante reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia, ontem, o deputado Roberto Salum deu uma informação que causou alvoroço entre os parlamentares.

Segundo ele, em um almoço com representantes da bancada do PMDB, o governador Eduardo Pinho Moreira teria feito um relato da situação financeira do Estado e afirmado que terá dificuldades em honrar em dia a folha de pagamento do funcionalismo até o fim do ano. Além disso, segundo o deputado, Pinho Moreira teria revelado que vem sendo aconselhado a não assumir o governo definitivamente em abril por causa da grave crise financeira.

Será?

Homem invade bar armado e leva a carteira dos clientes




Pescaria Brava

Um homem fez a limpa em um bar no bairro Taquaruçu, em Pescaria Brava, na noite de quarta-feira (15). Os clientes estavam no local, quando foram surpreendidos por um ladrão armado que levou as carteiras de todos.

O criminoso fugiu em um Fiat Uno verde, junto com outro homem e uma mulher. Foram efetuadas rondas e os suspeitos não foram localizados.

terça-feira, 13 de março de 2018

Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna,pode perder mais um voo importante!



*nota do colunista matheus madera em sua coluna




Informação revelada pelo colunista Adelor Lessa, do jornal A Tribuna, de Criciúma, revela o risco concreto de o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, perder mais um voo importantíssimo. A região já ficou sem, há alguns meses, o voo da Azul que saía em direção a Campinas ás 6h - perfeito para quem pretendia passar o dia em São Paulo e pretendia retornar ao fim da tarde, sem necessidade de pernoitar por lá. Agora é o horário da Latam das 11h que está em discussão. Se confirmada a possibilidade de corte, a região só poderia ir a São Paulo à tarde. É preciso que a classe política e empresarial busque o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira para impedir que isso aconteça. Ou a região se mexe ou amargará um inacreditável retrocesso nesta estrutura que pode seria sua porta para o desenvolvimento.

sábado, 10 de março de 2018

Lutador de Muay Thai de Tubarão competira na primeira etapa do K-1 Fight Network neste sábado em Lages





Alex Bondan/Notisul

Lages

A cidade de Lages recebe a primeira etapa do K-1 Fight Network neste sábado (10). Os ingresso custam R$15 na arquibancada e R$20 para a área VIP. O lutador de Muay Thai de Tubarão, Elton Cruz, encara uma parada dura no Ginásio do Sesi. Ele desafiou o ex-atleta do UFC, Alberto Uda, para uma luta de Muay Thai.

Além do desafio do lutador da Cidade Azul, o evento contará com outras nove lutas de Kickboxing e K-1. Elton treina com o professor Cristiano Giongo na academia Neofit. “O Elton e outro aluno meu, o Fernando Cirilo, também lutarão o Mundial de Muay Thai entre 10 e 19 de maio”, comenta o treinador. Ao longo da próxima semana os dois atletas farão testes físicos e técnicos na PUC de Porto Alegre. 

quinta-feira, 8 de março de 2018

Helicoptero que seria do Beto Carrero é sequestrado e cai em Joinvilhe, com um sobrevivente


Duas pessoas morreram e um rapaz de 18 anos sobreviveu após queda de um helicóptero particular por volta das 15h30 desta quinta-feira (8) na Zona Sul de Joinville. O acidente aéreo ocorreu na servidão Adenilda Roeder, no bairro Paranaguamirim. 

Segundo informações da 2ª Companhia de Aviação da Polícia Militar, o sobrevivente teria saído há pouco tempo do presídio. Havia armas no helicóptero, o que indica um possível sequestro. O homem que sobreviveu foi conduzido pelo helicóptero Águia ao hospital São José. Ele estava com ferimentos pelo corpo e consciente.

Até por volta das 17h, a Avalon Táxi Aéreo não tinha a confirmação se o helicóptero que caiu é da empresa. Havia um emblema do Beto Carrero entre os destroços da aeronave. Ainda não há informações sobre a identidade das vítimas.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Rafael Camilo, ex decorador de eventos de Tubarão faz parte da nova temporada de Malhação



Lily Farias/Notisul
Tubarão


Lutar com todas as forças pra concretizar um sonho, quem nunca? Rafael Camilo, de Tubarão é exemplo de “querer é poder”. Aos 22 anos de idade, Rafael tem o que muita gente leva uma vida inteira pra conseguir: realização profissional e independência!

Rafael tinha uma vida estabilizada como decorador de festas.Morador do km 60, foi promoter do Miss e Mister Tubarão. Mas chegou em um momento da sua vida que sentiu necessidade de mudar para amadurecer  e crescer.

“Eu vi que estava apenas realizando os sonhos dos meus clientes e deixando os meus sonhos de lado, meu sonho desde de sempre era estar na TV, era trabalhar em frente às câmeras então resolvi depois de mais ou menos 9 meses planejando tudo, me mudar para o Rio”, conta o artista. 

Desde pequeno Rafael quis ser ator e trabalhar na televisão.Então planejou tudo! A viagem ao Rio de Janeiro, estudos e trabalho. Começoucom papeis pequenos em produções da TV Globo e hoje faz parte da novela voltadaao público jovem “Malhação”.

Rafael se mudou no dia 7 de dezembro. Hoje é estudante de artes cênicas e vai estrear seu primeiro grande papel que promete ser um sucesso em “Malhação”.

“Me mudei para cá e comecei a lutar por aquilo que eu sempre quis. Comecei na Globo sendo figurante, aquele que fica nas cenas lá no fundo, bem desfocadinho sabe!? Agora me sinto orgulhoso de estar cada dia mais perto do meu sonho, hoje sou fixo em Malhação e gravo todos os dias de segunda a sábado, tenho uma rotina de gravações bem intensa”, conta o ator.

Rafael diz que observa tudo que está em volta com o intuito de aprender cada vez mais. “A cada dia eu venho aprendendo mais com o elenco principal, com as preparadoras de elenco e com toda direção. Creio que estou acada dia mais perto de conquistar as coisas que almejo pra minha vida”, comemora.

Estreia na Globo
Vidas Brasileiras, nova fase da novela Malhação, estreia nesta quarta-feira (7). O folhetim levará ao público temas atuais que envolvem estudantes de todas as classes sociais no Brasil.
Machismo, preconceito, idealização do corpo e desempregoestão entre os tópicos que serão abordados na nova temporada. A nova fase danovela é inspirada na produção canadense 30 Vies.

Rafael é parte do núcleo fixo de atores da Malhação e viverá o personagem Rafa, um estudante do Colégio Sapiência. "Ainda não faço parte do elenco principal, sou secundário, tenho falas pequenas, o suficiente para começar um bom trabalho", finaliza o tubaronense.

Peixe Vence o Concórdia em jogo emocionante com duas viradas!



Alex Bondan/Notisul
Tubarão

A torcida do Atlético Tubarão seguiu empurrando a equipe até os 30 minutos do segundo tempo do jogo de ontem, quando veio o empate em 2 x 2. Dali para frente, foi só pressão e Índio logo fez mais um.  Um passo largo do Peixe rumo a permanência e um jogo emocionante que foi marcado pela grande presença feminina na arquibancada, resultado de promoção em homenagem ao Dia das Mulheres.

O primeiro gol do Tubarão foi de Batista, aos 19 do primeiro tempo. Marcos Vinícius avançou pela direita e cruzou para o camisa 9 abrir o placar. “Vamos Peixão. Sou torcedora e meu marido é jogador aqui dos veteranos”, comemora Tatiana Vitório.  O Concórdia não se intimidou foi para cima do Peixe. Aldair fez cruzamento perfeito e Vinicius Baiano colocou a bola no fundo da rede de Belliato. Com 25 minutos de jogo tudo igual no Domingos Gonzalez.

Ainda no primeiro tempo, aos 47, o Concórdia virou em contra-ataque de Vinícius Baiano que arrancou e lançou Aldair. Ele chutou forte e a bola bateu na trave e entrou. “Jogo difícil, o Concórdia veio fechadinho, mas com muita raça os jogadores vão buscar a virada”, projetou José Corrêa, no intervalo. O torcedor Mario Arroz esteve com a esposa Doraci no jogo. “Vamos virar de certeza”, projeta Arroz.

No intervalo, Waguinho chamou Índio que, aos 29 minutos, em cobrança de falta empatou para o Peixe. Em seguida, o próprio Índio recebeu na entrada da área, dominou e tocou na saída de Carlão. Vira-vira do Atlético Tubarão com 35 da segunda etapa. “Foi um segundo tempo muito bom do Peixe”, comemora o tricolor José Vitorassi. Já, Antônio Alexandre levou um susto no final do jogo. “Aquele último ataque do Concórdia quase me enfartou”, descontrai o torcedor.

Com a vitória, o Tubarão chegou aos 16 pontos na classificação e aumentou a sequência positiva no torneio estadual. Tubarão e Concórdia entram em campo novamente no próximo domingo, na 13ª rodada do Campeonato Catarinense. Às 17h, o Galo recebe o Brusque no estádio Domingos Lima. Um pouco mais tarde, às 20h, o Peixe enfrenta o Criciúma no Heriberto Hülse.

terça-feira, 6 de março de 2018

Motocross: Murilo França soma 18 pontos no Catarinense




Fonte:Notisul


Os atletas tubaronenses de motocross que estiveram na primeira etapa do Campeonato Catarinense voltaram com pontos importantes. A quarta colocação de Murilo França, entre 26 pilotos, em Campos Novos, região serrana do Estado, motiva a equipe para sua próxima competição, no sábado, a BSX Transportes, no Rio Grande do Sul. 

No Campeonato Catarinense de Motocross, as cinco etapas têm prêmios em dinheiro e distribuição de motos no fim do circuito. Na corrida final, os irmãos Murilo e Ramon França fizeram uma ótima largada no pelotão da frente. “Porém, o Ramon teve uma queda e acabou voltando para a pista nas últimas posições, tendo que fazer uma prova de recuperação. Consegui manter um ritmo bom e finalizei a prova na quarta posição, somando 18 pontos”, comemora Murilo. 

Na primeira passada da mesa de chegada, um dos ponteiros não saltou e Ramon precisou sair do traçado. “Para não pular em cima saltei paro o lado, caindo fora da mesa de 28 metros”, relata Ramon. Depois do incidente, ele pulou para oitavo, mas com muita determinação, na mesma volta já estava quinto. “Em seguida, um tronco enorme rolou do mato para pista e eu bati nele com muita velocidade, fui lançado e colidi em algumas árvores”, relata. O piloto da Cidade Azul levantou na última colocação. “Meio tonto e com muita dor no corpo, além do manete do freio quebrado fui atrás de novo. Com oito minutos de prova já estava em décimo e tive que abandonar pelo pneu traseiro furado”, lamenta Ramon.  

Além dos irmãos França, disputam a prova Hugo Phelipe, Guilherme Varela e Willian Traldi. A segunda etapa será em Rancho Queimado, nos dias 7 e 8 do próximo mês. A terceira rola em São José, em maio, e na sequência Joinville, no mês de junho, Ermo em julho e Jaraguá do Sul no mês de outubro. 

segunda-feira, 5 de março de 2018

Congresso define Pauta da Semana da Mulher






está pronta a pauta que a bancada feminina no Congresso Nacional pretende ver aprovada nesta semana em que é lembrado o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Entre propostas que tramitam entre a Câmara dos Deputados e o Senado, 27 estão na lista das parlamentares. No Senado, quatro propostas que já passaram pelas comissões da Casa e estão prontas para a análise do plenário foram consideradas prioritárias.

O PSL (Projeto de Lei do Senado) 612/2011, da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), é uma das prioridades. O texto, que altera o Código Civil para reconhecer como entidade familiar a união estável entre duas pessoas, chegou a ser colocado em pauta, mas, por pressão da bancada evangélica, foi retirado.

Nesta quinta-feira (1º),  o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou, por unanimidade, pessoas transgênero a alterar nome e gênero em registro civil, independentemente da realização de cirurgia para mudança de sexo, e a bancada feminina no Congresso quer aproveitar para resgatar o texto que, no ano passado, chegou a ter a discussão no plenário iniciada, mas logo encerrada por pressão da bancada evangélica.

“Essa é uma questão importante. Veja as decisões do Supremo e do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] de quinta-feira. Não adianta remar contra a maré. O que nós queremos do presidente [do Senado, Eunício Oliveira] é que as propostas sejam pautadas. Não estamos pedindo para ele rejeitar ou aprovar”, disse à Agência Brasil a procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazzition (PCdoB-AM).

A senadora lembrou que também o TSE autorizou o uso do nome social por candidatos transgêneros.

Mais propostas

No Senado, a pauta prioritária inclui ainda  o PLS 228/2017, que altera a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para garantir proteção a gestantes e lactantes em relação à prestação de trabalho em local insalubre.

Outra proposta é o substitutivo da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ao projeto de Lei da Câmara (PLC) 18/2017, que torna crime a “vingança pornográfica”, que consiste na divulgação e na exposição pública da intimidade sexual. O texto altera a Lei Maria da Penha e o Código Penal, estabelecendo pena de reclusão e multa para o autor da divulgação.

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) está otimista com a aprovação do PLS 64/2018, que apresentou na última semana. A matéria modifica a progressão de regime de pena, transformando uma decisão do Supremo Tribunal Federal — relativa à mães e gestantes em prisão provisória — em norma legal, estendida a gestantes ou mães já condenadas, flexibilizando a regressão de pena a um oitavo (1/8).

A proposta está na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), para análise terminativa do relator, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG).

Bertha Lutz

As senadoras também deliberaram sobre a sessão solene que marcará, no próximo dia 7, a entrega do Diploma Bertha Lutz. Este ano, em comemoração aos 30 anos da Constituição de 1988, a honraria será dada às deputadas que formaram a bancada feminina durante a Assembleia Nacional Constituinte de 1988.

Das 26 que serão homenageadas, quatro também são parlamentares atualmente, as senadoras Lídice da Mata (PSB-BA), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Lúcia Vânia (PSB-GO) e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

As congressistas pretendem também incluir na programação da semana que vem, uma audiência de deputadas e senadoras com o ministro Luiz Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para debater a participação das mulheres na política.

Câmara

Na Câmara, a bancada feminina também já apresentou uma pauta ao colégio de líderes e ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A expectativa é que os projetos de interesse das mulheres sejam votados em plenário nas sessões dos dias 7 e 8 de março.

Um dos projetos escolhidos pelas deputadas é o que inclui no rol de crimes a divulgação de cenas de violência sexual e torna crime hediondo o ato de estupro coletivo. Pela proposta, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin, se o estupro for cometido por mais de duas pessoas, a pena deve ser prisão por pelo menos 8 anos e no máximo 16 anos e 8 meses.

Para esta semana, as deputadas também querem votar um projeto que considera o assédio sexual nas redes sociais crime cibernético e outro que autoriza delegadas a retirarem o agressor da casa da vítima de violência doméstica. O objetivo é inibir a ocorrência de crime continuado e evitar que a mulher agredida tenha que sair de casa enquanto aguarda as decisões judiciais.

Passada a semana da mulher, as deputadas também devem continuar trabalhando para incluir na pauta o projeto que tipifica como crime a abordagem constrangedora de alguém para a prática de ato libidinoso. A proposta foi criada depois da repercussão nacional do caso de um homem que ejaculou no pescoço de uma mulher dentro de um ônibus em agosto do ano passado, em São Paulo.


Ameaças virtuais
Integram ainda a pauta feminina um projeto que trata das ameaças virtuais e outro que propõe a criação de um comitê para receber denúncias de assédio moral e sexual na Câmara. Segundo a relatora do projeto, deputada Maria do Rosário (PT-RS), a proposta cumprirá um papel pedagógico de inibir os casos de abuso e garantir o respeito entre homens e mulheres.

Na área da saúde, as deputadas querem votar um projeto que trata da restauração mamária para mulheres acometidas pelo câncer de mama. Como é tradição na semana de 8 de março no Congresso, mesmo os projetos que ainda estavam em fase de análise das comissões temáticas poderão ser apreciados diretamente no plenário.

A coordenadora da bancada, Soraya Santos (MDB-RJ), disse que há acordo para continuar pautando outros assuntos femininos ao longo do mês, mesmo em meio à intervenção federal no Rio de Janeiro, que impede a votação de emendas constitucionais, e ao pacote de segurança colocado como prioritário pela presidência do Congresso.

“As matérias [da bancada feminina] precisam avançar. A gente prefere que sejam derrotadas em plenário, do que não serem votadas. Porque, se não votar, é como se não enxergassem o que está acontecendo com as mulheres no Brasil, em termos de crimes virtuais, de agressões, de violência doméstica, e os nossos índices estão alarmantes”, afirmou a deputada.


domingo, 4 de março de 2018

Amrec, Amesc e Amurel, entregaram ao governador Eduardo Moreira, uma moção pedindo fim da taxa de transporte intermunicipal




Os três presidentes das associações dos municípios do sul, Amrec, Amesc e Amurel, entregaram ao governador Eduardo Moreira, uma moção assinada em conjunto que solicita a revogação da Lei Estadual n. 17.221/2017, que criou a Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT). A entrega foi feita logo após a cerimônia de inauguração da nova sede da Amesc, na tarde desta sexta-feira, dia 23, em Araranguá. O documento foi assinado pelos presidentes, Hélio Cesa, o Alemão, prefeito de Siderópolis; Zênio Cardoso, prefeito de Sombrio; e Volnei Weber, prefeito de São Ludgero. O texto relata que o recolhimento da taxa irá onerar ainda mais os cofres dos municípios e afirma que a revogação é uma questão de justiça social.

MOÇÃO nº 01 /2018

Excelentíssimo senhor Eduardo Pinho Moreira – Governador do Estado de Santa Catarina

Os Presidentes da Associação dos Municípios da Região de Laguna, AMUREL, Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC e, Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – AMESC, com fundamento em seus Estatutos Social, vêm apresentar MOÇÃO, que requer providencias em conformidade com as justificativas e proposições conforme segue: Em 02 de agosto de 2017, o Governador do Estado de Santa Catarina, Sr. João Raimundo Colombo, sancionou, a Lei Estadual n. 17.221/2017, que instituiu a Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT) e as taxas por atos do Departamento de Transporte e Terminais (DETER) e estabelece outras providências. O intuito da Lei, é instituir a Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros, cujo fato gerador é o exercício do poder de polícia legalmente atribuído ao DETER para fiscalizar o transporte intermunicipal de passageiros de caráter público, privado e sem objetivo comercial. Os Municípios associados à AMUREL, AMREC e AMESC, dependem quase que exclusivamente de repasses oriundos de transferências constitucionais e possuem carências de serviços de ordem pública ou privada, necessitando em muitos casos, realizar o transporte de alunos, universitários, trabalhadores e enfermos para Municípios próximos, o que em tese enquadram estas atividades nas disposições instituídas pela Lei n. 17.221/2017 e fiscalizadas pelo DETER. Outrossim, destacamos, que está em tramitação na Assembleia Legislativa deste Estado, o Projeto de Lei n. 0008.9/2018, de autoria do Deputado Jean Kuhmann, tem como objetivo alterar a Lei Estadual de n. 17.221/2017, para os fins de incluir o inciso I ao parágrafo primeiro da Lei da TFT, de modo a isentar os entes Municipais do lançamento da taxa, para aqueles que prestarem diretamente ou gratuitamente os serviços de transporte intermunicipal de passageiros. Entretanto, em que pese a nobre intenção do parlamentar, o referido projeto de lei não possui o alcance necessário para resguardar os interesses municipalistas para com o pagamento da exação, visto que a abrangência da isenção se dá apenas para os casos de prestação direta e gratuita destes serviços aos cidadãos. Para obter o alcance almejado pelos entes Municipais, torna-se necessária uma alteração do projeto, de modo a isentar toda e qualquer atividade de transporte intermunicipal realizada pelos entes Municipais, seja em caráter direto ou indireto. Neste sentido, a sujeição dos Municípios que compreendem o sul de Santa Catarina, AMUREL, AMREC e AMESC, ao recolhimento da referida Taxa, irá com certeza onerar ainda mais os cofres públicos dos já convalidos municípios. Assim, sendo uma questão de justiça social, requer-se seja efetivada a revogação da Lei que criou a Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT

sábado, 3 de março de 2018

Ponte Pensil em frente a Unisul, esta quase pronta, informa a Prefeitura de Tubarão







Tubarão

Iniciada no dia 18 do mês passado, a reforma da ponte pênsil em frente à Unisul será concluída nas próximas semanas. A nova estrutura, com cabos e assoalho, está pronta em toda a extensão entre a margem esquerda e direita, faltando apenas a colocação do alambrado lateral, pintura e outros acabamentos.

De acordo com representantes da Sanero Construções Ltda, o alambrado lateral deve estar colocado na próxima semana, encerrando aí os trabalhos estruturais. Restará apenas a pintura do assoalho e pintura das torres de concreto que seguram os cabos de aço principais da ponte. O corrimão e os apoios, todos de madeira, recebem a pintura nas cores azul e branca.

A reforma foi necessária por causa do novo processo de construção de uma passarela de concreto ao lado. O primeiro projeto foi cancelado por inviabilidade técnica e a prefeitura decidiu refazer todo o procedimento para um novo projeto. Os recursos disponibilizados para a obra estão assegurados pela defesa civil nacional e o prefeito Joares Ponticelli reafirmou que a passarela de concreto será construída.

Enquanto a obra não é executada, a população poderá utilizar a ponte pênsil. Quando a passarela de concreto for concluída, a estrutura que é reformada será desmontada e todas as peças e materiais serão utilizados na manutenção das outras três pontes pênsis do município.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Aprovado: Curso de Medicina da UFSC em Araranguá terá vestibular este ano.





FONTE: DIÁRIO CATARINENSE



Com 60 vagas, está previsto para este ano o primeiro vestibular do curso de Medicina em Araranguá na Universidade Federal de Santa Catarina. 
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a realização das provas no campus do extremo-Sul do Estado, e no final de janeiro, foi assinada ordem à construção do Centro de Tecnologia da Saúde para abrigar o curso.
O investimento será de R$ 3,2 milhões na primeira etapa, prevista para ser concluída até agosto. A conclusão total do Centro está prevista para 2021 e até lá as aulas acontecerão na Unidade Jardim das Avenidas. O curso de Medicina foi criado em 14 de junho de 2017 e é, também, uma demanda das lideranças da região. A Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (ACIVA) foi uma das entidades que comemoraram a aprovação junto ao MEC.
– Estamos há dez anos lutando, junto à sociedade araranguaense, pelo curso de Medicina e neste ano estamos vivendo um momento muito positivo – comentou o presidente da ACIVA, Beto Rizzotto. 

quinta-feira, 1 de março de 2018

O deputado federal João Paulo Kleinübing coloca seu nome a disposição para Governador de SC





O deputado federal João Paulo Kleinübing (PSD) terá nesta quinta-feira uma conversa com o governador Raimundo Colombo, que poderá ser decisiva sobre seu futuro político e o de Santa Catarina.
A decisão de cancelar filiação no PSD e se inscrever no Democratas já estaria tomada. O cronograma da transferência também agendado. A filiação ao DEM poderia ocorrer no dia 8 de março, quando o Democratas realiza convenção nacional para eleger presidente o prefeito de Salvador, ACM Neto. Seria um dia após o inicio do prazo de mudança de partidos dos deputados federais e estaduais, de acordo com a nova lei.
Filiado, Kleinübing assumiria imediatamente a presidência do diretório estadual do DEM, sucedendo o ex-deputado Paulo Gouvea da Costa, antigo auxiliar de seu pai, o falecido senador Vilson Kleinübing, e seu secretário no governo estadual.
Nos bastidores se especula que Kleinübing assumiria logo a candidatura a governador para se transformar no fato novo da disputa. Lideraria uma nova coligação que já está sendo cogitada. Teria o deputado Gelson Merisio (PSD) de vice-governador, o deputado Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD) como candidatos ao Senado.
A mudança de partido pelo atual coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense vem sendo cogitada desde meados de 2017. Kleinübing sentia-se desconfortável no PSD, em razão dos fatos no cenário nacional. O presidente Gilberto Kassab levou o partido a apoiar Dilma Rousseff, foi seu ministro durante algum tempo e depois passou a apoiar Michel Temer, continuando ministro de Estado.
Há, também, motivação ideológica. O deputado entende que no DEM estará mais confortável do que no PSD, uma hora aliado do PT e outra do PMDB, os dois partidos que combateu durante toda sua vida.
Finalmente, a questão familiar.  Seu pai, Vilson Kleinübing, tinha formação e atuação liberal, muito mais identificada com o Democratas do que com o PSD.