sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Final de semana de festa alemã em São Martinho


Desfile tipico com cerca de 300 pessoas da região acontece domingo as 10 da manhã.

O último final de semana de outubro promete ser de muita alegria na festa tipica alemã no município de São Martinho. Com desfiles de rua, gastronomia, campeonatos típicos, concursos, danças folclóricas e muito chope da melhor qualidade, o evento resgata a tradição germânica, homenageando a cultura dos imigrantes que escolheram a região para viver. Além disso os produtos coloniais produzidos pelas famílias locais também merecem destaque numa feira que ocorre durante todo o evento..

São pães, cucas, geleias, biscoitos, queijos, defumados, conservas, artesanato, chocolates e bebidas artesanais, todos comercializados nos estantes dento do pavilhão. A gastronomia também é um dos atrativos da festa. O destaque é o almoço típico colonial, no sábado e domingo, no salão Beira-Rio, a R$ 30 por pessoa. O cardápio inclui, por exemplo, gemüse, galinha caipira ensopada e salame, risotos.

Os concursos típicos também são uma das atrações da festa. Há o Oma’s Kuchen (Cuca da Vovó), que elegerá a melhor cuca, e as competições de lenhador e serrador. Domingo, último dia da festa, é a vez do concurso do Chope em Metro.

São esperados 25 mil visitantes ao longo dos três dias de festa de todo o Estado. Moradores de cidades vizinhas também participam do desfile oficial de domingo, às 10h. Ao todo serão cerca de 35 grupos, o que corresponde a 300 pessoas.

 As pousadas já estão todas lotadas por turistas e até casas são disponibilizadas para aluguel. Os visitantes que planejam prolongar a estada na cidade têm como opção as comunidades de Vargem do Cedro e São Luiz, importantes destinos religiosos e endereço de alguns restaurantes. 

Por mês, São Martinho recebe em torno de 18 mil turistas. Na economia da cidade, o turismo já corresponde a 18%.

Clóvis Wiliam Portal Noticías da Amurel
Fonte: Notisul/assessoria de imprensa

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Laguna terá um Colégio Militar

Laguna terá um Colégio Militar. A confirmação é do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. A instalação da unidade será em 2019 e contará com o espaço da Escola Jerônimo Coelho. O aval, dado durante uma reunião na quarta-feira, foi recebido pelo secretário da ADR de Laguna, Luiz Felipe Remor, e registrado no Palácio da Agronômica, na Capital.
Serão três colégios instalados no Estado. Para o próximo ano estão confirmados os colégios de Joinville e Blumenau e, para 2019, o de Laguna. Na reunião estavam presentes o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, representantes das cidades contempladas e autoridades da Polícia Militar.
De acordo com Colombo, a escolha de Laguna teve muito peso por causa do pleito do vice-governador Eduardo Moreira. A restauração da Escola Jerônimo Coelho está prevista para 2018.
O projeto inicial foi idealizado e executado na Agência de Desenvolvimento Regional, quando na época o atual prefeito Mauro Candemil era secretário da instituição. “Estamos muito felizes com essa notícia. É algo que venho trabalhando já há tempos e sei o quanto um Colégio Militar poderá agregar para a cidade”, festeja o prefeito Mauro Candemil.
Com informações do Jornal Diário do Sul

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Tubaronense Reitor afastado da UFSC é encontrado morto em Shopping na Capital de SC




Notisul
Florianópolis
O reitor afastado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (2) em um shopping no Centro de Florinanópolis.
Em nota, a assessoria do shopping disse “que por volta das 10h30 um homem, cometeu suicídio, caindo no vão central. A polícia está no local e já atendeu a ocorrência. O corpo será encaminhado ao IML para notificação da família. O Beiramar Shopping reforça que mantém rotinas de segurança para evitar acidentes e manter a integridade do público”.